· Nasceu na cidade do Porto em 1965.
· Licenciado em Design de Comunicação (1992) pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.
· Frequência da pós-graduação em Design e Marketing pelo Instituto Politécnico do Porto (1993).
· Màster em Disseny I Producció Gràfica pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Barcelona (2006) / parceria com a “Alquimia da Cor”.
· Artista plástico, investigador e editor nas áreas da literatura e de história. Conferêncista em vários eventos.
· Concebeu o Pavihão de Portugal para a “International Furniture Fair Tokyo”, 1995.
· Foi um dos designers da Porto2001, Capital Europeia da Cultura.
· Membro em diversos júris em concursos na área do design gráfico.
· Director Artístico de inúmeras exposições.
· Em 2009 editou um projecto de fusão música-design, intitulado “Cosmolodias”, em parceria com o compositor Mário Laginha, tendo sido produzida uma exposição multimedia, um concerto (piano-computador) e um Booklet que comporta um DVD com o projecto na forma de videogramas digitais.
· Em 2010 foi o vencedor do concurso internacional para a criação do logo da World Urban Campaign lançada pelas Nações Unidas. Foi convidado pelas Nações Unidas para desenvolver a imagem da campanha mundial.
· Foi um dos convidados para o Encontro de personalidades das artes, cultura e ciência com o Papa Bento XVI, em Maio de 2010 no Centro Cultural de Belém.
· Distinguido pelo Presidente da República como uma das “Personalidades do ano 2009/2010” no âmbito das Comemorações do Dia de Portugal, Faro, 2010.
· Foi um dos 120 designers (entre mais de 1500 de todo o mundo) seleccionados para integrar a Exposição YAKU (tema “Água”) e o YAKU Oficial Bock, em Lima , Peru.
· Foi um dos 10 vencedores, ex-equo, do concurso internacional “Fight Poverty – Design for social and human rights”, Itália, na área do Design gráfico, campanha lançada e exposta em Lugano, Milão e Roma, em 2011.
· Convidado pelo Department of Design and Industry College of Creative Arts, da Universidade de S. Francisco, EUA, como Assistente à avaliação lectiva dos alunos do 3º ano do curso de Design Gráfico no âmbito do projecto “Graphic Translations”.
· Integra o projecto INDIGO (Montreal, Canadá), uma plataforma internacional que reúne designers de todo o mundo, sob o tema das linguagens indígenas, com o trabalho “The Sea”, em exposição na “Mother Tongue Gallery”.
· Artista convidado pelo Museu Alberto Sampaio, Guimarães, para desenhar um Lenço de Namorados , edição 2011/12 do projecto “Bordado de Guimarães” (projecto que teve a participação em edições anteriores de José Guimarães, João Machado e Joana Vasconcelos, entre outros).
· Seleccionado, entre mais de 3.000 projectos, provenientes de 100 países, para os “100 best artwork” da exposição mundial “Gender Equality Now” 2012, patrocinada pela ONG Poster 4Tomorrow, o Conselho da Europa e a UNESCO.
· Escolhido para integrar o júri do concurso nacional “O mundo é nosso, o design é teu”, endereçado aos alunos das escolas de design de todo o país, promovido pela Cutty Sark.
· Foi um dos artistas convidados a integrar os “Grupos de Foco” que, divididos por Instituições, Artistas e Personalidades, debateram e analisaram temas para a construção do “Plano Municipal de Cultura do Porto” (2013).
· Vencedor do “Jury Prize” do concurso internacional “Be Different” – Giffoni Experience, 44ª edição do Festival Internacional de Cinema Giffoni, Itália, 2014.
· Orador, convidado, das XIV Jornadas de Marketing do ISCAP, IPP, 2014, sob o tema “Representar o Porto”.
· Convidado pela Marketing Society (Edimburgo, UK) para júri do “Pioneering Spirit Awards”, que elege os melhores spots publicitários do mundo, em 2015, sendo actualmente um dos júris permanentes.
· Membro do Comité Consultivo da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, conjuntamente com 50 das principais empresas de design e tecnologia a operar em Portugal.
· Director de Arte, Designer e museógrafo do Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, distinguido com a Menção Honrosa para o Melhor Museu Português – Prémios APOM 2015.
· Director de Arte, Designer e cenógrafo do “Centro Interpretativo – O Infante D. Henrique e os Novos Mundos”, no Porto, distinguido com dois primeiros prémios, Prémio Melhor Catálogo e o Prémio Melhor Aplicação de Gestão e Multimédia – Prémios APOM 2016.
· Director de Arte e Designer da obra “Os Desobrimentos e as Origens da Convergência Global” distinguida com a Menção Honrosa da Academia Portuguesa de História, 2016.
· Director de Arte e Designer da obra “O Porto e as Igrejas”, seleccionada para a exposição internacional Zgraf, na Croácia, janeiro de 2017, patrocinada pelo ico-D International Council of Design.
· Seleccionado para a exposição internacional “Grafers 2016 International Poster Competition”, em Chipre, março de 2017, com o poster “The Choise Is Yours”, organizado pela Cyprus International University e patrocinado pelo ico-D International Council of Design.
· Director de Arte, Designer, cenógrafo e museógrafo do Museu do Calçado, em S. João da Madeira, distinguido com três primeiros prémios, Prémio Melhor Inovação e Criatividade, Prémio Melhor Aplicação de Gestão e Multimédia e Prémio Melhor Incorporação de Colecção, e uma Menção Honrosa – Melhor Museu Português – Prémios APOM 2017.
· Designer da imagem visual e comunicação global do projecto “No Poupar está o Ganho”, do Museu do Papel Moeda (da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda) distinguido com o Prémio Melhor Projecto de Educação e Mediação Cultural – Prémios APOM 2019.
· Curador, tutor (em conjunto com Paulo Sá Machado e Margarida Negrais), do espólio artístico (156 quadros) do artísta plástico e médico Professor Doutor Levi Guerra, doado por protocolo à Câmara Municipal de Vale de Cambra.
· Designer, museógrafo e cenógrafo do Centro Interpretativo de Ventozelo, Douro, distinguido com a Menção Honrosa para a Melhor Colecção Visitável – Prémios APOM 2021. O projecto Ventozelo Hotel & Quinta foi Vencedor Global dos Prémios “Best Wine Tourism 2022” e Vencedor do “People’s Choice Award 2022”.
· Designer, museógrafo e cenógrafo do Centro Interpretativo do Cante Alentejano, Museu do Cante, Serpa, distinguido com o Prémio Melhor Trabalho de Museografia– Prémios APOM 2022.
· Autor do Design, museografia e cenografia da primeira exposição de design gráfico do MUDE (Museu do Design e da Moda): “O mundo vai continuar a não ser como era!” – 100 anos de design gráfico na Coleção Carlos Rocha.
· Autor do Design e Cenografia da exposição/Interpretação da adega-galeria Quanta Terra Douro, Favaios, Vencedora global dos Prémios “Best Wine Tourism 2023”, cuja cerimónia se realizou em Mendoza – Argentina, sendo um dos 11 finalistas entre mais de 545 candidaturas a nível mundial. 2022.
· Formador na II Acção de Formação e Jornadas Internacionais de Museologia, Comunicação, Conservação e Restauro, organizado pelo Museu Histórico Militar de Almeida e a APOM.
· Designer, museógrafo e cenógrafo do Centro Interpretativo do BAM – Centro da Banana da Madeira, distinguido com a Menção Honrosa Melhor Coleção Visitável – Prémios APOM, 2023. Este Centro também ganhou um 1º Prémio Melhor Trabalho de Digital e Multimédia – Prémios APOM 2023, cuja autoria esteve a cargo da Altice/GEMA.
· Comunicação, Direcção de Arte, Design e museografia da exposição “D. Pedro. A Independência do Brasil e o Porto”, implantada nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, no âmbito das Comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. distinguida com a Menção Honrosa Melhor Exposição Temporária – Prémios APOM 2023.
· Autor do Design e museografia do Centro Interpretativo das Termas Romanas de S. Pedro do Sul, distinguida com o 1º Prémio Melhor Coleção Visitável e a Menção Honrosa Melhor Trabalho de Museografia – Prémios APOM 2024.
· O Atelier João Borges obteve a Certificação Scoring (de acordo com o método ScorePME) com um Índice de Desempenho (IDS) de “Excelente”, estando no “Top 5%, 2024” das Melhores PME de Portugal. Congratula-se por estar neste ranking pelo 3º ano consecutivo.
· É membro da Associação Portuguesa de Museologia.
· É membro do ICOM [AVICOM, ICOM International Committee for Audiovisual, New Technologies and Social Media].