Exposição “ManifestHabitação”. CMM

Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Matosinhos Habit, esta exposição temporária (9.12.23 a 30.06.24) comemora os 30 anos do Programa Especial de Realojamento/PER e os 50 anos do 25 de abril e da habitação em democracia em Matosinhos. Fornecendo uma vasta informação sobre a história da construção dos conjuntos habitacionais, pós-25 de abril, contém conselhos e dicas sobre a preservação das habitações, informações técnicas sobre os apoios municipais e nacionais, relativos à habitação e, no último módulo, uma antevisão das casas a construir com o apoio do PRR, sem deixar de especular sobre as formas de habitar no futuro. Todos os módulos temáticos possuem citações de técnicos, políticos e cidadãos comuns que habitam nos bairros e na cidade. A exposição compreende, ainda, 5 espaços/filmes com temáticas variadas onde os principais protagonistas são habitantes de matosinhos, formando, no seu conjunto, uma visão emocionante sobre o habitar nos bairros sociais.
Implantada numa antiga fábrica de conservas, a Vasco da Gama, a expo foi desenvolvida com o mote da “reconstrução/construção” sendo o ferro tubular a base de um desenho que evoca o conceito de “andaime”, enquanto elemento formal presente nas obras.
Com a organização conjunta do Pelouro da Habitação, do Pelouro da Cultura e da Matosinhos Habit, a exposição teve a Curadoria de João Rapagão e a Coordenação Técnica de Cristina Petiz e Clarisse Castro. Os filmes foram realizados por Joana Tato Borges, as fotografias estiveram a cargo de Francisco Teixeira e Egídio Santos, a produção e montagem da CdR, a multimedia pela Altice/Gema. O site teve a programação de Paulo Fernandes. A Casa da Arquitectura tem a seu cargo o apoio e desenvolvimento das actividades paralelas (a desenvolver em 2024) – uma série de colóquios e workshops. A expo apresenta, ainda, um grafiti desenhado (durante a inauguração) pelo artista plástico e músico Boz. Toda a comunicação e imagem + exposição tem o design global do Atelier.